domingo, julho 27, 2014

E eis que...

...a varicela nos visitou!
"A varicela é uma doença comum na infância causada pelo vírus varicela-zoster (VZV), que geralmente provoca febre e uma erupção na pele que consiste em pequenas vesículas (ou bolhas) de conteúdo aquoso, rodeadas por uma auréola rosada ou avermelhada, que podem aparecer em qualquer parte da pele, no couro cabeludo ou nas mucosas (boca, garganta, genitais). A varicela pode aparecer em qualquer idade, mas o mais frequente é afectar crianças com menos de 10 anos. O vírus VZV contagia-se através do ar, é inalado e a doença manifesta-se cerca de duas semanas mais tarde (de 10 a 20 dias). Por vezes, as crianças sentem-se mal um dia antes da erupção da varicela, mas normalmente, o primeiro sinal da doença é o aparecimento de pequenas lesões vermelhas semelhantes às picadelas de insecto. Nas 24 horas seguintes, estas lesões transformam-se em pequenas vesículas de conteúdo aquoso claro e, mais tarde, turvo, que finalmente secam e formam crostas. Esta erupção provoca uma comichão intensa, o que origina irritabilidade durante o dia e falta de sono durante a noite. A maioria das crianças tem febre, mas poucas vezes elevada (quanto mais severa for a erupção, mais alta será a febre). Também podem apresentar uma dor de garganta leve e uma inflamação dos gânglios do pescoço. É frequente a falta de apetite. À medida que as bolhas forem formando crostas e a febre baixar, o seu filho começará a sentir-se melhor. A doença dura normalmente de 7 a 10 dias e as lesões que possam aparecer nos olhos não requerem um tratamento especial, a menos que produzam uma vermelhidão ou inchaço acentuado. Quando as crostas caírem, podem deixar manchas claras ou escuras, que quase sempre desaparecem ao fim de alguns meses, apesar de poderem demorar anos." cit in http://www.dodot.pt/artigos/-/info/details/content.58102/a-varicela/

Pois o pestinha está de férias forçadas e os papás também (dividido irmãmente entre pai, mãe e avós). No verão é complicado faltar ao trabalho pois tanto eu como o Fernando, apesar de termos funções diferentes temos mais afluência de trabalho. O Rodrigo começou com febre dois dias antes de lhe aparecerem as primeiras bolhinhas. Pensei que fosse dos dentes pois estão as nascer-lhe os molares e os caninos parecem já dar o sinal de sua graças. Dois dias depois fui buscá-lo à creche e eis que reparo que ele já tem as ditas das bolhas. Começamos a pôr caladryl, mas depois em conversa com esta menina, falou-me do spay que usou no filhote dela e que tinha sido super rápido a secar. Eu resolvi experimentar, porque o Rodrigo sempre que me via com o algodão embebido no liquido cor-de-rosa, começava a chorar e fugia de mim.Com o spray acha piada e deixa pôr. Obrigada Mariana pela dica :)
Eu sempre disse que mais vale logo agora do que mais tarde. E assim foi. Ele até nem tem muitas, nem comichão. tem andado bem disposto e pede sempre que lhe conte uma "istóia", principalmente a do leão "rruuaaahhh" (como ele faz). As bolhas já começaram a secar mas ainda temos mais uns dias até regressar ao nosso dia-a-dia!

1 comentário:

Rosa Santos disse...

As melhoras para o menino Rodrigo. :) E um grande rugido para a varicela.