terça-feira, novembro 11, 2008

Madeira: Último dia na Ilha

Último dia de passeio na Ilha. Era dia de visitar a costa oeste da ilha, o que nos faltava. A Mary tinha-nos falado no pico do Areeiro (1800 metros de altitude) no qual ficamos por cima das nuvens…a ver se tínhamos tempo para fazer isso tudo. Saímos cedo, Fomos ao Lido onde tínhamos estado na noite anterior. Passamos a Madelena do Mar, parámos na Calheta onde há mais uma praia de areia branca. Passamos por algumas terrinhas: Jardim do Mar, Paul do Mar, Ponta do Pargo e aqui reparamos que o mar estava picado…começamos a prever o dia seguinte de viagem…Chegamos novamente a Porto Moniz, mas estava tanto frio que ninguém teve coragem de despir o casaco, quanto mais de molhar o dedo do pé. Fizemos novamente o percurso até S. Vicente, pela Costa Norte. Para ver se conseguíamos ir até ao pico do Areeiro. No mapa havia um caminho, que segundo a minha reles inteligência dizia que era um caminho pedestre. O nosso amigo dizia, melhor, teimava que era um caminho de terra batida…andávamos lá pelo meio daquelas brenhas da serra, quando eu vejo a luz da reserva acessa.boa…lá descemos a serra toda a medo e fomos meter gasóleo à Ribeira Brava. Ele continuava a teimar que era aquele o caminho e eu continuava a teimar que para lá irmos tínhamos que voltar ao Funchal. Teima não teima ele foi perguntar…O caminho que ele dizia que era de terra batida, era sim um caminho de passeio pedestre com duração de 6 horas para lá, 6 horas para cá… O certo e sabido, nesta história do sobe e desce já eram quase 5 horas. Ainda tínhamos que ir as compras para a viagem do dia seguinte e comprar os recuerdos para a família. Resolvemos comprar tudo no mercado dos lavradores. Note-se que nas fotos isto era certa das 6.30h da tarde e a fruta continuava toda arrumadinha como de manhã. Depois de recuerdos comprados e da troxa arrumada, jantamos e fomos dormir cedo…no dia seguinte esperávamos uma viagem que foi a mais longa da minha vida.