quinta-feira, outubro 30, 2008

Madeira: Take 3 (o dia que mais gostei!)

Já com mapa em punho, porque não o tínhamos, delineamos um trajecto para este dia. Visitar a costa Este e Norte da Ilha. Fomos ao aeroporto, pois por debaixo, tinham-nos dito que foi aproveitado para fazer um gimnodesportivo…mal dos nossos males, só abria às 10h e aquilo eram 9h. Fomos a Machico. Aqui a praia não é de calhaus, mas sim de areia branca, como cá. É uma praia artificial. As praias estão protegidas por molhes, por isso não existem ondas. Deviam pensar nisso para cá. Ao contrário daqui, a água era quentinha, mesmo em Outubro. Voltamos então ao aeroporto. Fartamo-nos de brincar, tinha lá diversas actividades e muito espaço para as pessoas andarem de bicicleta, a pé ou até a correr. Voltamos para trás…paramos para ver a vista sobre Machico.. Fomos ao Caniçal, à Prainha. Estivemos na Ponta do Rosto, da qual conseguíamos avistar a ponta do Castelo…Faz lembrar Sagres e o Cabo de S.Vicente. Aqui lembrei-me do meu pai…Tirei foto e enviei a dizer “o Cabo de S.Vicente da Madeira” e ele respondeu-me com uma foto do peixe que apanhou no cabo de S.Vicente do Algarve, ode estava naquele momento, e mais tarde enviou-me uma foto de toda a pescaria. Seguimos viagem, já na Costa Norte. Fomos a Porto da Cruz…Aqui havia um parque infantil onde estivemos a brincar com a filhota do casal nosso amigo que foi connosco, libertamos a criança que havia em nós. Fui para a Madeira com aquela ideia que iria encontrar as casas tradicionais, as palhotas, ao virar de cada esquina. Engano meu. Chegamos a Santana, a terra das palhotas, mas também não havia tantas como eu esperava. Continuamos viagem à procura de um sitio para fazer o piquenique do almoço…estava difícil…comemos qualquer coisa junto ao carro e parámos no Arco de S. Jorge para beber café…Aqui, o Fernando começou a dar mostras que não se estava a sentir bem…A parte que eu mais gostei da ilha foi sem duvida a que visitamos neste dia. Foram construídos túneis novos de betão, mas nós optámos sempre por passar fora deles, fomos sempre pelas estradas antigas e pelos túneis antigos, abertos a picarete, dando mostras da passagem do tempo. Mas uma coisa é certa, as estradas estão todas arranjadinhas e não existem cá buracos nas estradas como as crateras que existem cá. Passamos por sítios maravilhosos…ao rever as fotos parecem-me montagens…sítios que são possíveis de existir, as quedas de água naturais lindíssimas deixam-me sem palavras…Seguimos viagem até Porto Moniz…Fomos até às piscinas Naturais…o Fernando e o nosso amigo lá andaram a arregalar o olho às meninas que lá estavam…confesso que estava frio. Não demoramos muito aqui. Todos os parques eram pagos na Madeira e nós não tínhamos pago o parque. Ficou combinado que antes de irmos embora teríamos que passar por lá para darmos um mergulho. Como já estava a ficar quase de noite começamos a procura de uma indicação que nos indicasse Funchal…Dizem que todos os caminhos vão dar a Roma, mas aqui não havia nenhuma estrada que não fosse dar ao Funchal. Passamos pelo interior, Paul da Serra. Um dos pontos altos da Madeira, estivemos a 1600 metros de altitude. Pela primeira vez em quatro dias de estadia na Madeira vimos vacas…Aqui estava 9 graus de temperatura…o meu Fernando vai para a rua de manguinha curta…boa…chegamos a casa o menino tinha quase 40 de febre. À noite éramos para ter saído com a minha amiga, já não fomos, adiamos para o dia seguinte. O certo é que eu também não me estava a sentir grande coisa.