quinta-feira, outubro 23, 2008

Madeira: Take 1

3 semanas antes de irmos, comprámos os bilhetes do barco, reservamos a casa e o carro na rent a car. 2 semanas antes fomos logo fazer o check in para ficarmos logo descansados. No dia 05/10 foi só chegar ao porto de Portimão 90 minutos antes da partida, embarcar as malas e entrar para o “petit bateau” (há maiores eu sei). O barco estava com 2 horas de atraso…olha que bom…estava um barco avariado no porto do Funchal que atrasou a viagem. Partimos por volta da uma e tal… O nosso amigo Luís (patrão e padrinho de casamento do Fernando) foi despedir-se de nós. Tivemos direito a foguetes e tudo na partida. Depois de nos despedirmos dos familares que ficaram a fazer adeus no porto e de vermos Portimão e Ferragudo a ficarem cada vez mais pequenos fomos explorar o barco de máquina em punho. Instalamo-nos nas poltronas, marcamos os lugares com as mochilas e fomos almoçar. Escolhemos um lugar à janela, para vermos a paisagem…mar, azul, céu, azul e bis disto tudo durante 22 horas. Ficamos sem rede do telemóvel, o que já era previsível. Ficamos junto à recepção e ao bar…olha que fixe, jogamos às cartas, passeamos pelo bar da piscina, só não fomos à agua porque tava bué de frio… O pôr do sol é um espectáculo…é incrível como que à popa do barco já é de noite e à proa ainda o sol se está a pôr…À hora do jantar ainda estivemos na fila para provar a comida do barco…mas acabamos por desistir, mais valia as sandochas e os panados que tínhamos levado do que aquela comida branca. Para dormir, ou melhor descansar os olhinhos, fizemos uma caminha no chão. Entre passar pelas brasas e acordar dei pela falta do homem que não conseguia descansar…andava a vaguear pelo barco. Às oito da manhã já tínhamos rede no tlm, significava que tavamos perto de Porto Santo. Toca de telefonar para mãe, pai, irmão, irmão, cão, gato, periquito e ver o nascer do sol. Atracamos no Funchal por volta das 11 horas da manhã. A rapariga que nos alugou a casa foi levar os rapazes à rent a car. Esperamos 1 hora por eles. Não tinham carro para entrega…Lá nos deram um que, segundo a rent a car, era de classe superior (nós alugamos a classe de um pólo e deram-nos um Chevrolet Kalos ou que raio era.) Instalamo-nos na casa, na parte antiga da cidade, ao pé da PSP e do Liceu. Uma casa impecável que se fosse minha não alugava. Almoçamos e fomos às compras ao pingo doce…mas sair de lá é que foi quase uma odisseia…o carro não tinha embraiagem não subia, quase que tivemos de sair do carro e ir empurrar. Lá fomos para casa, fizemos a janta e à noite fomos dar uma voltinha pela baixa do Funchal…erro meu, não levei máquina, mas é lindo…olharmos para trás e ver só luzes espalhas pela encosta…voltamos para casa, para descansarmos para o nosso primeiro dia de passeio pela Ilha.