sexta-feira, novembro 10, 2006

As Fases do ensino em Portugal


Fases do ensino em Portugal:
1ª fase (antes de 1974): O aluno ao matricular-se ficava automaticamente chumbado. Teria de provar o contrário ao professor.
2ª fase (até 1992): O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.
3ª fase (actual): O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo,obrigatoriamente um "curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno e nalguns casos da própria família.
4ª fase (em vigor a partir de 2007): O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o próprio professor,pelo aluno e respectiva família, correndo o risco quase certo de chumbar...
Apetece-me acrescentar uma 5ª fase: Os alunos que saibam escrever o seu nome sem erros, nem precisam matricular-se. Têm acesso directo ao Conselho de Ministros como consultores privados do 1º Ministro, equiparados a Chefe de Gabinete, com direito a subsídio de almoço, carro e telefone.
recebido por email

2 comentários:

Secreta disse...

Que isto para o lado da educação anda mal , nng duvida . Mas n estará aqui um certo exagero ? :D
Beijito.

Patricia disse...

Eu acho muito bem que os professores sejam avaliados. Aliás, nós somos avaliados todos os dias nos nossos empregos, nas aulas, por que razão os professores têm que ser diferentes?