quarta-feira, abril 10, 2013

Pôr ou não pôr...eis a questão

Depois de ter sido mãe há dois meses e meio, aproxima-se a passos largos a altura em que mãe e filho têm de se separar. Quando pensei em engravidar já sabia que essa altura ia chegar. Tirei a licença dos 120 dias, porque ficar em casa 150 e 180 e receber o mesmo que estando os 120, custa um bocadinho, pois precisamos que entrem dois ordenados cá em casa. Mas infelizmente o nosso Estado funciona assim e, mesmo descontando balúrdios, ainda nos pagarem os quatro meses a 100%, já vamos com sorte.

Enfim, mas finda a licença tenho ainda uns dias de férias e nessa altura aqui o pimpolho tem de ir para a creche. Aqui surge outra questão. Creche ou Ama?

Aqui onde vivo não há creche, a mais próximo que tenho é na minha terra natal que fica a 11km de minha casa e a cerca de 25km do meu trabalho. Onde vivo há amas, é um pouco mais caro que a creche, mas fica-me ao pé da porta. Eu, na minha opinião, acho melhor para ele, apesar de ser pequenino, a creche. pois desde cedo desenvolvem actividades que estimulam as aptidões das crianças, criam rotinas, hábitos. Já está inscrito na creche e em principio lá para Junho já está de "mochila às costas". A minha mãe diz-me que mais vale pôr na ama que apesar de ser mais caro é perto de casa e compensa-me o combustível que vou gastar para ir levar e buscar todos os dias. No entanto, tanto eu como o pai, já temos a nossa opinião formada acerca disso. Vai para a creche, apesar de ser mais caro. Será que me vou arrepender?

5 comentários:

Marta disse...

Acho, sinceramente, que não te vais arrepender.
Há óptimas amas, sem dúvida, que estabelecem também rotinas, mas acho que é completamente diferente numa creche, onde além das rotinas, têm interacção com outros meninos, adultos, brinquedos e estímulos apropriados e são acompanhados por pessoas habilitadas para tal.
Creio que te custará mais a ti do que a ele... :)

Gabriela... disse...

Sou apologista das creches, já tive oportunidade de comparar crianças da mesma idade umas de creche e outras de ama e não tem comparação.
Mais desenvolvidas, mais sociáveis... menos birras!

Gaiatas disse...

Também optava pela creche.

Achei curioso aí ser mais caro uma ama do que um infantário! Aqui é precisamente o contrario..

Beijoca *
Coração de mãe sofre *

Ana Paula disse...

Olá linda,
apoio completamente a vossa de decisão da creche. Só precisas de ver bem a parte do berçário, se tens boas referências das assitentes e das próprias instalações. E, não te esqueças que na creche ele ficará até ir para a pré ou até mesmo até à primária... assumindo habitos desde pequenino, respeitando horários e mesmo socializar com outras crianças e fazer amigos, sendo este muito importante.
Acho que tomam a decisão certa. O melhor seria ele ficar contigo mais tempo ou com os avós (o Xavier ficou até aos 4 anos com a minha mãe)mas uma vez que isso não se pode proporcionar, a creche é o melhor.

beijinho muito grande

Ana Paula

Lobos disse...

Olá,
hoje estive a actualizar a leitura pelo teu blog e desde já gostaria de te felicitar pelo nascimento do teu filhote que é lindo, lindo.
Sobre este assunto da creche, pode parecer muito banal mas só quem é mãe é que sabe o que custa deixar o seu filho. Eu felizmente tive a sorte de poder estar com a minha filhota em casa até ela fazer 2 anos e quando a colocámos na creche foi por opção e não por necessidade. Considerámos que seria muito positivo para ela em termos de desenvolvimento e partilha. O que é certo é que hoje, passados quase 4 meses de a ter colocado na creche faço um balanço muito positivo a todos os níveis. Quanto à existência de amas eu acredito que existam amas muito boas e carinhosas mas não acredito que as crianças tenhas um desenvolvimento tão positivo como nas creches onde realizam actividades, convivem com muitas outras crianças, têm rotinas muito especificas e é tudo muito controlado, ao contrário das amas onde não existe um control tão rigoroso. Isto é só uma opinião. Força que tudo vai correr bem e vais ver o teu bebecas com evolução diariamente.
Beijinhos