terça-feira, novembro 15, 2005

Dia Nacional do Não Fumador


No próximo dia 17 de Novembro celebra-se mais um Dia Nacional do Não Fumador. Posso considerar que sou uma pessoa a quem este dia é dedicado, porque não fumo, nem nunca fumei. Pessoalmente, acho que este dia é dedicado não só àqueles que nunca fumaram, mas, principalmente, àqueles que, por muita força de vontade, deixaram de fumar.
O tabaco é causador de cerca de 5 milhões de mortes por ano, 12 mil em Portugal, sendo considerada a segunda causa de morte no mundo. Em todo o mundo existem cerca de 250 milhões de mulheres fumadoras e mil milhões de homens.
Infelizmente, deixar de fumar não deve ser fácil. Quem tenta, devido à falta e necessidade que sente, torna-se insuportável de aturar. Contudo, existem métodos, alguns dos quais nunca tinha ouvido falar, que ajudar a controlar e a evitar o vício. São eles: adesivos térmicos, pastilhas, rebuçados, comprimidos, acupuncultura, auriculoterapia, inaladores, termoestimulação e a criação de uma vacina que ainda está em fase de testes. Está a ser desenvolvida na Suíça e impede que a nicotina chegue ao cérebro, o que faz com que os fumadores deixem de sentir necessidade de fumar.Assim sendo, dou os parabéns àqueles que conseguiram deixar de fumar e desejo toda a sorte do mundo àqueles que estão a tentar deixar, porque apesar de não saber como é, acredito que não deve ser fácil.

Sem comentários: