quinta-feira, novembro 24, 2005

DGV põe ordem nas rotundas

A Direcção Geral de Viação está a preparar uma nota técnica para esclarecer as regras de circulação numa rotunda com duas ou mais faixas de rodagem. Há muita gente que tem dúvidas em relação a isto. Segundo um reponsável da DGV trata-se de obrigar os condutores a circular sempre nas faixas interiores, sendo apenas permitida a passagem para a zona exterior no troço imediatamente anterior à saída pretendida. A DGV esclarece que pretende travar situações que um veículo percorra a rotunda na faixa de fora bloqueando a saída dos outros veículos, provocando, muitas vezes, acidentes (Concerteza isto já vos aconteceu). Esta atitude, por parte dos condutores, resultava da inexistência da regulamentação sobre este facto, uma vez que o código da estrada se limita a dizer que "a circulação das rotundas deve ser feita de forma a dar a esquerda à zona central". Isto é um facto, os nossos condutores não sabem circular nas rotundas e como cada escola ensina de maneira diferente, todos querem ter razão quando ocorre um acidente.
recebido por e-mail

1 comentário:

Patricia disse...

Eu não gosto muito de rotundas, quando puder evitar, evito-as, mas não fujo delas.É muito complicado circular numa rotunda quando há muito trânsito. Eu já tive vários "quase" acidentes, principalmente na Rotunda do Hospital, cortaram-me a frente, o que vale é que eu estava atenta. De qualquer das formas, o que me intriga é a forma como essa informação vai ser passada aos condutores.